Renzo Mendes é filho de Osny Mendes e Adélia Mendes, defende a proteção e valorização da família como fatores fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Iniciou sua vida pública como presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Marista e logo ingressou no mercado de trabalho, aos 18 anos na empresa de logística Global Express.
Entusiasmado em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da cidade, foi incentivado por amigos e familiares aos 22 anos, a disputar sua primeira eleição, obtendo 768 votos. Retornou ao mercado de trabalho e aos 25 anos foi convidado a trabalhar no setor de contratos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde ficou até disputar sua segunda eleição para vereador onde alcançou a primeira suplência com 1.475 votos.
Renzo para chegar hoje ao cargo de vereador, não descansou e conheceu de perto e afundo o município como coordenador da Fiscalização Urbanística e logo mais como subsecretário de Serviços Urbanos. Trabalhos esses e serviços prestados ao povo de Vila Velha que o ajudaram a ter um contato e proximidade maior com o povo das 5 regiões, povo este que fizeram valer sua vontade e o levaram a essa casa de Leis, obtendo para tal 1.973 votos para a 19ª legislatura (2021-2024).
Ocupa o cargo de presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI: EDP Espírito Santo, instituída para apurar as responsabilidades com relação à gravíssima situação da fiação excessiva, em desuso e em desalinho, instaladas nos postes de energia elétrica do Município de Vila Velha.
Durante o primeiro biênio (2021-2022) ocupou os cargos de presidente da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Leis e de membro da Comissão de Política Urbana e Rural, e Habitação. Assume no segundo biênio (2023-2024) a presidência da Comissão de Política Urbana e Rural, e Habitação, e o cargo de membro da Comissão de Justiça e Redação.