Nasceu em 13 de setembro de 1972. Ainda criança mudou-se do interior com os pais para Vila Velha, Espírito Santo, onde foi criado. É casado, pai de dois filhos e cristão.
Empreendedor da cidade, no ramo de autoescola, Maturano é formado em Direito, Teologia e possui pós graduação em gestão de trânsito. Iniciou sua trajetória na política aos 14 anos, como presidente de grêmio estudantil. Atuou como líder comunitário no bairro Alecrim, onde desenvolveu ainda mais sua vocação para ajudar as pessoas por meio da política.
Aos 39 anos, em 2012, foi eleito vereador pela primeira vez, com 2.112 votos. Renovou seu mandato em 2016, com 2.969 votos, e novamente em 2020, com 2.148 votos. Em outubro de 2024, foi reeleito para o quarto mandato, recebendo 3.365 votos.
Ao longo dos três mandatos exercidos apresentou 638 solicitações, 107 projetos de leis e possui 94 delas aprovadas. Concedeu moções a 115 vila-velhenses e pessoas de destaque para a cidade.
Entre os principais projetos de leis aprovados está a Lei da Infância Segura, que visa proteção de crianças contra violência infantil, e o aplicativo para facilitar a denúncia de abusos e informações sobre mecanismos de proteção disponíveis.
Outra importante lei aprovada e em vigor está que a institui o Código de Bem-Estar Animal no município de Vila Velha. Este código visa garantir a proteção e a qualidade de vida dos animais, estabelecendo diretrizes claras para a defesa de seus direitos.
Em janeiro de 2025, Osvaldo Maturano assumiu, pela primeira vez, a presidência da Câmara de Vereadores de Vila Velha, eleito durante a sessão de posse para o biênio 2025/2026.